Editorial

O GHCPN - Grupo de Haicais Caminho da Pedra Negra foi criado em 2002 por decisão de cinco poetas: Pedro Giusti, Kubanito, José Brito, Antonio Carlos Barros e Antonio Cabral Filho, reunidos em torno de algumas "loiras" no Bar do Seu Zezinho, no cruzamento da Estrada do Pau Velho com Estrada da Boiuna; e segue o estilo Matsu Bashô de haicais. Este blog pretende dar continuidade ao projeto do grupo desde 18 de dezembro de 2014 e se destina a reunir interessados em conhecer esta que é a modalidade poética que projetou o Japão no mundo das letras desde que Matsuo Bashô, 
Resultado de imagem para matsuo basho
no século XVI, instituiu as fórmulas de composição que se apresentam atualmente como as mais praticadas no mundo todo. É a 5/7/5, embora ele mesmo defenda que não há nada de mais antiquado para um haicai do que possuir fórmula fixa. Portanto, é preciso que se atente para o fato de que nem o "criador" das fórmulas em haicais concorda que ele possua fórmulas.

Inicialmente, nosso grupo começou com Pedro Giusti, Professor Paulo Barros, José Brito, Kubanito e Antonio Cabral Filho. Pedro e Kubanito foram exportados para a Academia Celestial, o primeiro em 2003 e o segundo em 2008. O Prof. Paulo está correndo atrás do próximo "anjo" a ser papado e o poetamigo José Brito anda correndo atrás do ouro... Restou eu, Antonio Cabral Filho, que fico correndo atrás deles para fazerem haicais para o nosso grupo. 

Porém, decidi dar continuidade ao nosso sonho, abrir o GHCPN a todos os interessados nessa modalidade de poesia, a despeito dos "nacionalistas do verso", que querem rejeitar o contato com "poesia estrangeira" 
ou imitar Guilherme Figueiredo,
 nacionalizando o haicai, pondo-lhe rimas e outros adjetivos tupiniquins. Ou seja, sem nada a opor a quem quer que seja, nosso desejo é conhecer o haicai na modalidade original, nos encaminhar nos termos da "Escola de Matsuo Bashô", sempre que possível, uma vez que ele era budista, monge e andarilho no Japão medieval, muito ao contrário de nós, poetas centrados no mundo ocidental, tecnologistas, membros de uma sociedade dividida em classes, onde a sobrevivência deixou Darwin no chinelo com aquela máxima de que "sobreviverão os mais aptos"; pois aqui os menos aptos se viram nos trinta...

Por isso, serão bem vindos a este grupo todos os interessados em poesia, desde as mais simples formas até as mais complicadas, com foco no HAICAI em todas as suas modalidades, tais como Haiga, Senriu e Tanka. Vamos estudar tudo devidamente juntos para que nosso aprendizado seja horizontal e todos possamos nos desenvolver igualmente. E esperamos que ninguém tome aprendizagem como um "abacaxi":

 Enxame de abelhas,
cobre todo o caminhão:
Só abacaxi.

Antonio Cabral Filho.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário