terça-feira, 9 de maio de 2017

As Cinco Estações/Os Haicais de Bashô/José Lira * Antonio Cabral Filho - RJ

As Cinco Estações
Os Haicais de Bashô
José Lira é "paraibano de alma, de mente e de coração" nascido em Pedra Lavrada, no ano de 1946 e vive em Pernambuco há trinta anos. Dedicado tradutor de poesia, funcionário público aposentado do Banco do Brasil, suas raízes são as polifonias da poesia oral nordestina, daí se mover com destreza popularizando sua obra poética em folhetos no formato cordel. Já nos prestigiou com diversos títulos vertidos para a língua portuguesa, cobrindo desde a Poesia Clássica Japonesa - Haicais, passando por Emily Dickinson, Jack Kerouac e Edgar Allan Poe.

Mas sua lista de produção já é bem extensa: A vida e as Ideias de Ferdinand de Saussure - 1995, O Teatro Maravilhoso de Gil Vicente - 1996, Auto da Aprovação - 2008, Recital da Vida e da Obra do Poeta Castro Alves - 2010, Episódio Milagroso do Padre Cícero Romão - 1995 e em 2015 lançou A Paisagem Lá Fora, novela onde o texto vem enriquecido por haicais.

Porém, sua fortuna crítica não parou. Temos ainda ensaios de crítica literária e estudos sobre o ofício de traduzir, todos divulgados em livros e periódicos especializados. E embora tenha chegado já maduro na graduação em letras pela UFPE, vem ganhando distinções entre os renomados poetas e escritores eruditos não só do Brasil, mas também no exterior através da circulação de sua obra nos meios científicos. É detentor de distinções literárias, entre as quais a de finalista ao Prêmio Jabuti em 2007 com o livro Alguns Poemas, em tradução de Emily Dickinson.

Já há bastante tempo, o Mestre José Lira vem trazendo a lume obras poéticas de renome, seja no gênero verso livre, seja no haicai. Mas a sua projeção se destaca, principalmente, na divulgação da Poesia Clássica Japonesa através dos títulos dedicados aos fundadores do Haicai: As Nuvens Já Se Foram - Buson; Essas Flores Vermelhas - Issa; O Resto Dos Meus Dias - Shiki; A Sombra Do Viajante - Bashô, e agora, por último, As Cinco Estações - Os Haicais de Bashô, obra de fôlego intenso, onde as traduções da poesia do Mestre Matsuo Bashô vem acompanhadas de cuidadosos comentários eluscidatórios. 

Não poderia negar a importância deste livro para todos quantos sejam afeiçoados ao Haicai (Ráicai), independente do seu grau de relação com o mesmo; se iniciante, estudioso, ou já destacado autor no gênero. Mas "As Cinco Estações - Os Haicais de Bashô" oferece imensas possibilidades a todos, devido à preocupação de José Lira em oferecer elementos embasadores através dos comentários, de modo a estimular com apoio didático qualquer um que chegue a este livro.

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário